quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O MISTÉRIO DA SUA VONTADE

O mistério da sua vontade.
Posted by Daniel P Correa in Igreja, Cruz e Salvação on outubro 22, 2007 no responses
Efésios 1:9-10 fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra,

É incrível mas o plano de Deus tem se cumprido cabalmente na terra através dos séculos, as profecias estão se cumprindo e sabemos que a volta de Jesus está próxima. O mais incrível disso tudo é a forma como Deus tem feito essa obra. Pois Deus não interfere diretamente nela, não age diretamente dos céus para mover as coisas na terra, mas Deus na sua imensa humildade usa os vasos, os cristãos regenerados, a Igreja, para que execute o seu plano. Repare bem, Deus precisa fazer um cristão conhecer o mistério da sua vontade, o seu plano, precisa entrar na comunhão de Cristo para que este irmão possa se disponibilizar para Deus como um cooperador do Espírito Santo. Não é pouca coisa.

No decorrer da história da humanidade, temos muitos exemplos da forma como isso aconteceu. Podemos analisar o rei Saul primeiramente. Saul foi chamado para governar sobre a casa de Israel e Deus o orientou sobre como proceder na sua casa. Porém Saul não aceitou o que Deus lhe disse, em outras palavras, não conheceu o mistério da vontade de Deus. Quando um homem se rebela contra Deus, ele limita a obra divina por um momento, mas isto não significa que o plano de Deus não se cumprirá. O que fez Deus? Visto que Saul não era um bom servo, Deus chamou outro para o seu lugar, Davi. Quando Davi assumiu como rei sobre Israel, ele fazia toda a vontade de Deus. Isto nos mostra claramente que Davi conheceu o mistério de Deus e cooperou para que as dispensações de Deus no seu tempo se cumprisse.

Cada era tem uma dispensação diferente. Nos tempos de Davi, a obra de Deus possuia um caráter natural, exterior ao homem. Davi fez a sua parte. Hoje a dispensação dos tempos são outras, estamos na era do espírito e muito próximos da segunda vinda de Ctisto. Estamos próximos da plenitude da dispensação dos tempos, que é o reino milenar, onde Jesus governará a terra com autoridade visível por mil anos. Aguardamos com expectativa este momento que será maravilhoso, pois finalmente teremos paz na terra, o sonho de todos os homens.

Nossa tarefa hoje é cooperar com o Espírito assim como Davi fez para que todo o plano de Deus se cumpra o mais rápido possível e recebamos a volta do nosso salvador. Não podemos limitar a obra de Deus, nos endurecendo para as mudanças que Deus quer provocar na nossa vida, sob risco de recebermos a mesma paga que Saul, ou seja, sofrer uma substituição. Isso seria muito triste, pois Deus tem uma imensa vontade de se manifestar através de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário